Contra Rippers

terça-feira, 16 de setembro de 2008

UE abre investigação sobre acordo entre Yahoo! e Google

da Reuters, em Bruxelas

A União Européia está investigando o acordo entre Yahoo! e Google para a área de publicidade on-line. O objetivo da investigação, revelada apenas nesta segunda-feira (15), é verificar se o negócio prejudica a concorrência no setor.

"Em meados de Julho, nós decidimos abrir uma investigação sob nossa própria iniciativa sobre o potencial efeito do acordo entre Google e Yahoo! no que diz respeito à competição", afirma Jonathan Todd, porta-voz de Neelie Kroes, comissária da pasta de competição, principal autoridade antitruste da União Européia.

Na semana passada, o jornal "The Wall Street Journal" informou que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos contratou um advogado para analisar o acordo, no prenúncio de uma batalha judicial em torno do assunto.

Em junho deste ano, em meio à luta do Yahoo! contra a proposta da Microsoft, as empresas fecharam um acordo para a área de publicidade on-line, nos Estados Unidos e no Canadá.

Pelo acordo, o Yahoo! vai exibir anúncios comercializados pelo Google em seu sistema de buscas e outros sites --como a aliança não prevê exclusividade, o Yahoo! poderá escolher entre exibir seus próprios anúncios, os do Google ou de outros parceiros.

A Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos já havia protestado contra o negócio, em comunicado.

A parceria "provavelmente reduzirá competição, aumentará concentração de poder de mercado, limitará escolhas atualmente disponíveis e elevará preços que os anunciantes pagam pela publicidade em links patrocinados", afirmou a entidade, representante de grandes anunciantes do país.

O Yahoo! espera que a aliança seja responsável por um faturamento de US$ 800 milhões por ano --o valor estimado para os primeiros 12 meses é de US$ 250 milhões a US$ 450 milhões.

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